Parceria visa melhorar alimentação escolar das aldeias de Aquidauana
Um importante projeto para melhorar a alimentação escolar nas aldeias indígenas de Aquidauana está sendo desenvolvido através de parceria entre a Prefeitura de Aquidauana/Secretaria Municipal de Produção e o Centro Colaborador em Alimentação Escolar (CECANE), da Universidade Federal de MS(UFMS).
O projeto visa dar apoio para a melhoria da alimentação escolar nas comunidades indígenas do município levando em conta o poder nutricional dos alimentos sem perder o foco nos costumes, cultura e a valorização dos produtos produzidos nas comunidades indígenas de Aquidauana.
O projeto CECANE-UFMS é uma unidade de referência e apoio para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar-PNAE. Possui estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definição pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-PNAE.
Na Aldeia Imbirussu, aconteceu no último dia 26 de abril, uma reunião de sensibilização e apresentação do projeto do CECANE. O encontro ocorreu com a participação da comunidade indígena, das professoras doutoras que fazem parte do CECANE, as representantes da Associação de Mulheres da Aldeia Imbirussu, representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e da Secretaria Municipal de Produção, participaram os servidores Janir Gonsalves Leite e Lucas de Souza Santos.
Entre os objetivos do CECANE estão: a valorização das espécies do Cerrado e do Pantanal; a inclusão desses produtos na alimentação escolar; políticas públicas para estimular a implantação e o fortalecimento de agroindústrias; promover capacitação sobre o processamento e desenvolvimento de novos produtos.
Com a missão de alcançar esses objetivos, a equipe do projeto realiza ações de roda de conversas comunitárias, levantamento de dados, cursos de capacitação para a comunidade local e para as equipes de nutricionistas, diversas oficinas (conforme a demanda das comunidades) e, também, elabora as fichas técnicas das receitas ofertadas nas escolas indígenas do município e desenvolve ações de interesse e demanda do PNAE.
Vale destacar que, essa ação do projeto CECANE em parceria com a Secretaria Municipal de Produção já aconteceu nas aldeias Limão Verde, Córrego Seco e, agora, na Aldeia Imbirussu.
Estas comunidades deverão ser contempladas com a implantação do projeto. O CECANE será o responsável pela assessoria científica, técnica e operacional ao FNDE para os Estados e municípios interessados em desenvolver o projeto, quanto a qualificação e execução do PNAE por meio de ensino, pesquisa e extensão.
Fonte: AGECOM